Pedagogia antropofágica no aprofundamento do repertório de saberes culturais de estudantes de pedagogia e seus professores

Autores

  • Ana Cristina Moraes Universidade Estadual do Ceará
  • Jacques Therrien Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n46.7342

Palavras-chave:

Educação Estética. Formação Docente. Pedagogia Antropofágica. Saberes Artístico-Culturais.

Resumo

O texto tematiza a potência de uma Pedagogia Antropofágica na formação inicial de pedagogos, vislumbrando-se o estímulo e a complexificação do repertório de saberes artístico-culturais e experienciais dos estudantes e seus mediadores de aprendizagem. Essa Pedagogia é compreendida como fundante para o aprofundamento de uma formação cultural diversificada nos contextos sócio-políticos, visando criar elementos para a atuação docente, particularmente no referente ao ensino de artes, campo de conhecimento exigido legalmente aos pedagogos. Autores como Tardif (2007), ao discutir saberes e formação docente; Bondía (2002), no referente aos saberes de experiência; Therrien (2010), quando discorre sobre o professor como mediador de saberes; Pimenta (1997; 2006), ao tratar de formação e práxis docente; Libâneo (2002) e Franco (2012), ao situarem o campo da Pedagogia e da atuação do pedagogo; Zeichner (2008), por trazer um olhar complexo sobre professor reflexivo e seu contexto de atuação; Duarte Junior (2010), quando trata de educação estética; Andrade (1924; 1928) e Barcelos e Silva (2008), ao relacionarem antropofagia cultural e educação, subsidiam teoricamente o estudo. A metodologia de investigação é teórica e empírica, nesta última incluindo dados de entrevistas realizadas com estudantes de Pedagogia de uma universidade pública. A questão de pesquisa é assim enunciada: Como a universidade contribui para garantir o acesso a bens artístico-culturais a estudantes do curso de Pedagogia? Concluímos que a Pedagogia Antropofágica constitui concepção de formação que agrega ações educativas de caráter acadêmico e cultural, mobilizadoras de aprendizagens que ampliam horizontes teóricos e práticos necessários à educação estética.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE e Doutora pela Universidade de Campinas - UNICAMP. Vinculada ao Grupo OLHO.

Jacques Therrien, Universidade Estadual do Ceará

Ph.D. Educação – Universitat de Valencia – Espanha. Professor Visitante e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

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Publicado

31.08.2018

Como Citar

MORAES, Ana Cristina; THERRIEN, Jacques. Pedagogia antropofágica no aprofundamento do repertório de saberes culturais de estudantes de pedagogia e seus professores. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 46, p. 53–69, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n46.7342. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7342. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos