Aspectos da formação humana: paidéia, bildung e geofilosofia da educação
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7357Palavras-chave:
Formação Humana. Filosofia da Educação. Filosofia.Resumo
O propósito deste artigo é apresentar um possível percurso para o estudo da formação humana no âmbito da filosofia da educação e, também, oferecer um preâmbulo sobre nossa versão de filosofia da educação deleuziana. O estudo se baseia em referenciais teóricos como: Jaeger (1995), Chauí (2002), Paviani (2003), Pagni e Silva (2007), Gallo (2007; 2008), Deleuze e Guattari (2010), dentre outros. Inicialmente, privilegiamos as relações entre a Filosofia e a Educação na antiguidade (Paidéia) e modernidade (Bildung), enfatizando as ideias filosóficas mais influentes para a educação. Na contemporaneidade, destacamos alguns dos mais expressivos aportes teóricos constituintes do cenário filosófico educacional brasileiro: Dewey, Adorno e Deleuze. Finalmente, o artigo evidencia que a Geofilosofia da Educação conecta rizomaticamente os territórios filosóficos e educacionais sem incorrer na reprodução linear da história da filosofia ou da educação, mas buscando plataformas para a criação de novos conceitos.Downloads
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Publicado
12.06.2017
Como Citar
MOTA, Fernanda Antônia Barbosa da; SILVA, Heraldo Aparecido. Aspectos da formação humana: paidéia, bildung e geofilosofia da educação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 53–68, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7357. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7357. Acesso em: 14 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Formação e AutoFormação