Thauma e pensar bem na educação infantil

Autores

  • Marcos Antônio Lorieri Universidade Nove de Julho
  • Eduardo Gasperoni de Oliveira Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7383

Palavras-chave:

Curiosidade Infantil. Diálogo. Educação Infantil. Pensar Bem. Thauma.

Resumo

O texto é decorrência de pesquisa cujo tema foi: Filosofia e Educação para Pensar Bem na Educação Infantil, que teve como foco as possíveis contribuições da proposta do Programa de Filosofia para Crianças-Educação para o Pensar de Matthew Lipman para o estabelecimento de procedimentos pedagógicos que favoreçam a manutenção e o desenvolvimento da natural curiosidade das crianças em torno do conhecer. Na Educação Infantil não há, costumeiramente, preocupação e procedimentos que visem a alimentar essa natural curiosidade manifestada pelas expressões de admiração e de espanto (thauma, como o definiram Platão e Aristóteles) das crianças, curiosidade que é impulsionadora da busca por explicações e entendimentos. A questão central, aqui, é: em que medida práticas reflexivas iniciais a partir das perguntas das crianças, de acordo com o proposto por Lipman, podem contribuir para uma educação para o pensar bem na Educação Infantil? O texto apresenta considerações e proposições a respeito do que se pode fazer na Educação Infantil. A referência teórica principal são as ideias de Lipman, acrescidas das de outros pensadores como Paulo Freire, Karl Jaspers, Hannah Arendt, Darcísio Muraro e John Dewey. Trata-se de pesquisa bibliográfica que utiliza como categorias analíticas: curiosidade infantil (thauma), pensar bem, diálogo e educação para pensar bem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antônio Lorieri, Universidade Nove de Julho

Doutor em Educação (Filosofia da Educação) – PUC-SP; Licenciado em Filosofia – USP; Professor no Programa de Mestrado em Educação – UNINOVE.

Eduardo Gasperoni de Oliveira, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho – São Paulo – SP – Brasil

Downloads

Publicado

27.12.2018

Como Citar

LORIERI, Marcos Antônio; DE OLIVEIRA, Eduardo Gasperoni. Thauma e pensar bem na educação infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 197–213, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.7383. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7383. Acesso em: 20 abr. 2024.