Formação dos próprios educadores: um princípio educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Autores

  • Cláudio Rodrigues da Silva Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília
  • Neusa Maria Dal Ri Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE)

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n49.7581

Palavras-chave:

Autoeducação, Educação e trabalho, Educação em movimentos sociais, Formação de professores, MST.

Resumo

Este texto aborda a formação de educadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e tem como principal objetivo demonstrar que a formação dos próprios educadores é um princípio educativo essencial do projeto educacional desse Movimento. Articulada a outros princípios, a formação dos próprios educadores é fundamental para a educação dos Sem Terra, em conformidade com a pedagogia e as diretrizes político-econômicas do MST, que tem registrado avanços importantes nesse quesito recorrente na história da educação e presente em iniciativas teórico-práticas de diferentes movimentos sociais de trabalhadores desde o século XIX. Esta investigação está integrada a projeto mais amplo e foi efetuada a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Os procedimentos realizados foram o levantamento, seleção e leitura de obras e textos relativos à temática e de documentos publicados pelo MST. Após, operou-se a sistematização e interpretação dos dados coletados.

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Biografia do Autor

Cláudio Rodrigues da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília

Desenvolve pesquisa na área da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação - Unesp - Marília.

Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília, Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE)

Professora Doutora Livre-Docente III, bolsista PQ do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa Organizações e Democracia e editora da Revista ORG&DEMO.

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Publicado

19.06.2019

Como Citar

SILVA, Cláudio Rodrigues da; DAL RI, Neusa Maria. Formação dos próprios educadores: um princípio educativo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 49, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n49.7581. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7581. Acesso em: 23 maio. 2025.
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