Tecnologias digitais no ensino e na formação docente segundo a visão de estudantes de licenciatura em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8501

Palavras-chave:

Educação matemática, Formação inicial de professores, Tecnologias digitais

Resumo

 

Este estudo qualitativo objetivou apresentar e discutir as visões de futuras docentes em relação à integração das tecnologias digitais no ensino de Matemática e na formação de professores. Participaram da pesquisa, quatro estudantes em níveis distintos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública paulista. Os dados foram produzidos por meio de gravação em áudio no contexto de um curso de extensão universitária, que configura o cenário da pesquisa. Esse curso teve como público-alvo professores e futuros professores de Matemática e abordou as possibilidades do GeoGebra para o ensino e para a aprendizagem de Geometrias Plana e Espacial, além de promover discussões sobre a integração das tecnologias digitais no ensino. Este estudo que se apresenta foca em uma discussão ocorrida em um dos encontros do curso. Essa discussão foi considerada uma entrevista coletiva e foi analisada à luz de processos qualitativos. Os resultados, que são apresentados por meio de categorias e subcategorias, evidenciam que as estudantes consideram que as tecnologias digitais são importantes tanto no aprendizado de conteúdos matemáticos, como na formação dos futuros professores, mas avaliam que essa temática tem sido negligenciada em sua própria formação docente e no ensino de Matemática na Educação Básica.

 

 

 

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Idem, Universidade Estadual Paulista – UNESP

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus Rio Claro.

Mestre em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro.

Licenciada em Ciências Exatas com Habilitação em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP), Campus São Carlos.

Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva, Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

Professor Doutor no Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Campus São José do Rio Preto (IBILCE).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP, Campus Rio Claro.

Doutor em Education Studies pela University of Western Ontario (Western University), Canadá.

Mestre em Educação Matemática pela UNESP-Rio Claro.

Licenciado em Matemática pela UNESP-Rio Claro.

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Publicado

31.03.2021

Como Citar

IDEM, Rita de Cássia; SCUCUGLIA RODRIGUES DA SILVA, Ricardo. Tecnologias digitais no ensino e na formação docente segundo a visão de estudantes de licenciatura em matemática. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e8501, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.8501. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8501. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos