Há vida na escola e escola na vida: algumas provocações a partir do projeto de lei “Escola Sem Partido”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8544

Palavras-chave:

Educação. Sociedade. Escola sem Partido.

Resumo

O artigo em questão tem como objetivo principal problematizar e analisar a relação de congruência permanente entre escolasociedades, visando potencializar um processo de aprendizagem que seja/esteja voltado para a produção de outras relações, valorizando a pluralidade de experiências e conhecimentos existentes e constantes entre esses espaços. Nessas discussões, pensadores como Morin (1991), Santos (2010), Alves (2008) e Maturana (2009) correspondem a alguns dos intercessores teóricos com os quais procuramos nos envolver. Tendo como enfoque a proposta de lei denominada “Escola sem Partido”, que visa retroceder e “robotizar” o processo educacional e seus sujeitos, discute-se a relação da racionalidade hegemônica moderna, com sua perspectiva dualista e fragmentária de entendimento da realidade, com essa proposta de lei, cuja lógica comporta e implica a possibilidade de neutralidade da escola em relação ao que se passa na sociedade. Além disso, o artigo aborda, também, a necessidade urgente de um questionamento permanente da ideia dicotômica e reducionista com que é tratada a relação da escola com a sociedade, propondo, assim, a recusa a qualquer proposta/projeto ou mesmo modelo que submeta ou limite a liberdade do pensamento no ambiente escolar.

 

 

Downloads

Biografia do Autor

Rosinei Ronconi Vieiras, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes.

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo, atuando no Ensino Médio e Supeirior. Mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado ao departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Martha Tristão, Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes

Professora do departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e Phd pela University of Regina, Saskatchewan, Canadá. Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Bruna Neitzel Sepulcri, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial– Senai.

Professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Atua nos cursos de meio ambiente da instituição. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, vinculado ao departamento de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Referências

ALVES, Nilda. Currículo: conhecimento e cultura. Entrevista concedida ao programa Salto para o Futuro. Realizada em 30/10/2008. Disponível em: < http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=54 >. Acesso em: 27/01/2015.

ALVES, Nilda. A Compreensão de Políticas nas Pesquisas com os Cotidianos: Para Além dos Processos de Regulação. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1195-1212, out.-dez. 2010. Acesso em: 27/01/2015. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br

CARVALHO, Janete Magalhães. Do projeto às estratégias/táticas dos professores como profissionais necessários aos espaços/tempos da escola pública brasileira. In: CARVALHO, Janete Magalhães (org.). Diferentes perspectivas da profissão docente na atualidade. 2. Ed. Vitória: Edufes, 2004.

ESTEBAN, Maria Teresa. Currículos e conhecimentos escolares. In: FERRAÇO, Carlos Educardo e CARVALHO, Janete Magalhães (Org.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produções de subjetividades. Petrópolis: DP ey Alii; Vitória: Nupec/Ufes, 2013.

GARCIA, Regina Leite; ALVES, Nilda. Para começo de conversa. In: GARCIA, Regina Leite; ALVES, Nilda (Org.). O Sentido da Escola. 5. ed. Petrópolis: DP ey Alii, 2008.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 7ª Ed. Petrópolis, Vozes, 1985.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política; Tradução: José Fernando Campos Fontes. 1ª ed. atualizada. – Belo Horizonte: Editora. UFMG, 2009.

MORIN, Edgar. O método 4 - As ideias: a sua natureza, vida, habitat e organização. Tradução de Emilio Campos Lima. Mem Martins Codex: Editions du Seiul, 1991.

MORIN, Edgar. O método 1: A Natureza da Natureza. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 16. ed. Porto: Afrontamentos, 2010.

Downloads

Publicado

31.03.2021

Como Citar

VIEIRAS, Rosinei Ronconi; TRISTÃO, Martha; SEPULCRI, Bruna Neitzel. Há vida na escola e escola na vida: algumas provocações a partir do projeto de lei “Escola Sem Partido”. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 56, p. e8544, 2021. DOI: 10.5585/eccos.n56.8544. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8544. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 346
  • PDF 336