Políticas educacionais, avaliação de sistema e melhoria da qualidade na educação básica: experiências de dois municípios paulistas

Authors

  • Ocimar Munhoz Alavarse Faculdade de Educação da USP
  • Cristiane Machado Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos
  • Maria Helena Bravo Faculdade de Educação da USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n31.3627

Keywords:

política educacional, avaliação de sistema, qualidade do ensino

Abstract

Neste artigo, pretende-se abordar as políticas educacionais desenvolvidas em dois municípios paulistas que estariam associadas à melhoria da qualidade da educação, partindo-se de resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Inicialmente são destacados elementos da avaliação de sistema que evidenciam possível potencial de impactar na qualidade do ensino e, por fim, são apontados aspectos pelos quais tais avaliações podem ser utilizadas de forma a alimentar uma análise dos dados que permita às redes e escolas reunir condições para avançar nos seus projetos pedagógicos e na qualidade do ensino oferecido.

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Author Biographies

Ocimar Munhoz Alavarse, Faculdade de Educação da USP

Professor da Faculdade de Educação- USP Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação

Cristiane Machado, Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos

Drª em Educação pela Faculdade de Educação da USP

Maria Helena Bravo, Faculdade de Educação da USP

Graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação da USP

Published

2013-12-04

How to Cite

ALAVARSE, Ocimar Munhoz; MACHADO, Cristiane; BRAVO, Maria Helena. Políticas educacionais, avaliação de sistema e melhoria da qualidade na educação básica: experiências de dois municípios paulistas. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 31, p. 191–205, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n31.3627. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3627. Acesso em: 7 jun. 2025.

Issue

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