Currículo: perspectivas de análise e de transformação

Authors

  • Patrícia Aparecida Bioto-Cavalcanti Uninove

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n33.4152

Keywords:

CURRÍCULO, FERRAMENTAS DE ANALISE, ATUAÇÃO DOCENTE

Abstract

Partindo de uma concepção crítica de currículo entendido como constructo social e histórico, este texto em como objetivo apresentar categorias de analise do currículo escolar de modo a elucidar questões acerca dos conteúdos escolares, da função social do ensino, dos modelos de ensino-aprendizagem propostos por diferentes arranjos curriculares e do potencial do trabalho do professor em contexto escolar tendo em vista a construção de alternativas emancipadoras de currículo, de proposta educacional e de concepção humana, logo, de projeto social. Para tanto procedeu-se a pesquisa bibliográfica, ma qual inspirou o modo de construção do texto. O texto finda considerando o caso do Currículo do Estado de São Paulo

Downloads

Author Biography

Patrícia Aparecida Bioto-Cavalcanti, Uninove

Professora do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da UNINOVE-SP

Published

2014-05-28

How to Cite

BIOTO-CAVALCANTI, Patrícia Aparecida. Currículo: perspectivas de análise e de transformação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 33, p. 205–217, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n33.4152. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4152. Acesso em: 19 may. 2025.

Issue

Section

Artigos
Crossref
0
Scopus
0
Views
  • Abstract 354
  • PDF (Português (Brasil)) 409