Revisão integrativa: letramentos do idoso e os círculos de cultura freireanos

Autores/as

  • Daniel Aguiar Pereira Universidade Estadual de Campinas
  • Eliane Feitoza Oliveira Faculdade Polis das Artes
  • Meire Cachioni Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.10313

Palabras clave:

Educação. Idoso. Letramentos.

Resumen

No contexto brasileiro, de modo geral, desde o início da década de 1980, as pesquisas sobre leitura e escrita têm se concentrado em situações de ensino e aprendizagem relacionadas a crianças e jovens em fase de escolarização. Apenas nos últimos anos, alguns pesquisadores brasileiros têm contemplado, por diferentes prismas teórico-metodológicos, questões de leitura e escrita relacionadas às práticas de letramento de idosos. Tendo em vista esse cenário, este artigo, de base bibliográfica, constitui-se a partir de uma revisão integrativa em bases de dados científicas. A busca se deu com os seguintes descritores e suas combinações na língua portuguesa e inglesa – “letramento + idoso” e “literacy + older people”, transitando entre os campos da Educação, da Linguística Aplicada e da Saúde. Objetiva traçar um panorama de como o letramento do idoso tem sido tratado em alguns artigos acadêmico-científicos, a fim de entendermos as diferentes correntes teórico-metodológicas que embasam estudos que tematizam as práticas escriturais da população idosa e como essas práticas impactam a vida deles. Nessa perspectiva apresentada, o letramento do idoso pode também ser compreendido e analisado a partir do escopo teórico-metodológico dos Novos Estudos do Letramento e a partir do que entendemos como um exemplar do modelo epistemológico de letramento: o Círculo de Cultura Freiriano. Dos dados levantados corrobora-se a necessidade de ampliar a compreensão sobre práticas de leitura e de escrita no contexto da Gerontologia, da Educação e da Linguística Aplicada, a fim de promover atividades que possibilitem ao idoso efetivar seus direitos básicos de cidadão.

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Biografía del autor/a

Daniel Aguiar Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Gerontologia na Universidade Estadual de Campinas. Docente na Universidade Nove de Julho. São Paulo – SP - Brasil

Eliane Feitoza Oliveira, Faculdade Polis das Artes

Doutora em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas.  Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Polis das Artes. Embú das Artes  - SP - Brasil

Meire Cachioni, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas e Coordenadora da Graduação em Gerontologia da Escola Artes e Humanidades/USP. Campinas – SP - Brasil

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Publicado

2018-12-27

Cómo citar

PEREIRA, Daniel Aguiar; OLIVEIRA, Eliane Feitoza; CACHIONI, Meire. Revisão integrativa: letramentos do idoso e os círculos de cultura freireanos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 419–439, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.10313. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/10313. Acesso em: 5 nov. 2024.