A formação do Estado nacional brasileiro: implicações para a gestão das políticas públicas educacionais

Autores/as

  • Neusa Chaves Batista PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1089

Palabras clave:

Formação do Estado brasileiro. Gestão pública. Política educacional.

Resumen

Neste artigo, pretende-se discutir a relação entre a formação do Estado brasileiro e a gestão de políticas educacionais na atual conjuntura da sociedade capitalista no Brasil. Trata-se de discussão fundamentada na idéia de que, em nosso país, as representações sociais sobre gestão pública trazem a marca do colonizador. Argumenta-se que esse fenômeno sociopolítico e cultural bem como a atual conjuntura do capitalismo em âmbito global, mais precisamente a influência da gestão do tipo empresarial no setor público, têm trazido entraves para a prática do princípio constitucional de gestão democrática do ensino público.

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Biografía del autor/a

Neusa Chaves Batista, PUC-RS

Doutoranda em Educação – PPGEDU/UFRGS; Mestre em Sociologia – PPGS/UFRGS; Bacharel em Ciências Sociais – PUC-RS. Porto Alegre – RS

Publicado

2008-07-28

Cómo citar

BATISTA, Neusa Chaves. A formação do Estado nacional brasileiro: implicações para a gestão das políticas públicas educacionais. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 387–408, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i2.1089. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1089. Acesso em: 5 feb. 2025.
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