Pedagogia social: epistemologia da esperança no território institucional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.11486

Palabras clave:

Acolhimento Institucional, Educação Social, Epistemologia, Paulo Freire, Pedagogia Social.

Resumen

A história da infância e da adolescência institucionalizada no Brasil permanece como objeto de estudo de pesquisadores em razão de existirem muitas questões a serem desmistificadas, desmembradas e revisitadas. Do período da Roda dos Expostos até hoje, vigente a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a institucionalização ainda é um método frequente, mesmo que a legislação a trate como excepcional. O texto defende a possibilidade de trabalhar dentro desses ambientes em perspectiva educacional, apoiando-se na pedagogia social, enquanto teoria e metodologia, e no educador social, enquanto profissional que acompanha as crianças e adolescentes em situação de medida protetiva. Para tanto, apresenta resultados de investigação (em andamento) fundada em pesquisa bibliográfica sobre os temas em questão e que fundamentaram a investigação empírica realizada durante a elaboração da dissertação intitulada “A educação social e a autonomia de adolescentes em medida protetiva: uma concepção freireana no acolhimento institucional”, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, buscando contribuir para a minimização de danos nesse ambiente institucional por meio da pedagogia social, tendo-a como estratégia e como epistemologia da esperança no território institucional. 

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Biografía del autor/a

Sergio Haddad, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1971), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Pinheirense (1971), mestrado em História e Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1982) e doutorado em História e Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (1991). Professor visitante no Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Oxford. Atualmente é assessor da Ação Educativa, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, foi membro do CDES Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Participou do Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES. Foi professor do Programa de Pós-graduação em Educação Currículo da PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação de jovens e adultos, educação de adultos, educação popular e terceiro setor.

Ingrid Bays, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Advogada inscrita na OAB/RS sob o nº 96.662. Educadora Social na Fundação de Assistência Social de Caxias do Sul/RS (FAS). Mestranda em Educação pela UCS, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, vinculada ao Observatório de Educação, integrando o grupo de estudos freireanos. Especialista em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela instituição UNOPAR. Especialista em Direito Processual Penal pela instituição Damásio Educacional. Graduada em Direito pela Faculdade da Serra Gaúcha. Foi Orientadora de Educação Profissional na empresa SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul).

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

HADDAD, Sergio; BAYS, Ingrid. Pedagogia social: epistemologia da esperança no território institucional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e11486, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.11486. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/11486. Acesso em: 8 nov. 2024.