A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância

Autores/as

  • Joana Peixoto Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.1280

Palabras clave:

dispositivo, educação a distância, formação de professores, inovação pedagógica, tecnologia e educação

Resumen

Um programa de formação a distância não é neutro e nem pode ser reduzido a um artefato tecnológico que ocupe a função de simples suporte. Trata-se de um contexto de mediações que concorre para o desenvolvimento e para a significação das práticas pedagógicas adotadas. O presente artigo propõe a adoção do conceito de dispositivo no tratamento das possibilidades de inovação pedagógica nos programas de EAD que utilizam as TIC. Tal abordagem pretende superar o determinismo tecnológico, considerando a tese de que a mudança não pode ser posta como finalidade, mas como processo integrante dos programas de formação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joana Peixoto, Universidade Católica de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás. Doutora em Ciências da Educação e Especialista em Informática e Educação.

Publicado

2008-11-14

Cómo citar

PEIXOTO, Joana. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 39–54, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i1.1280. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1280. Acesso em: 17 jul. 2024.