A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância

Auteurs

  • Joana Peixoto Universidade Católica de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v10i1.1280

Mots-clés :

dispositivo, educação a distância, formação de professores, inovação pedagógica, tecnologia e educação

Résumé

Um programa de formação a distância não é neutro e nem pode ser reduzido a um artefato tecnológico que ocupe a função de simples suporte. Trata-se de um contexto de mediações que concorre para o desenvolvimento e para a significação das práticas pedagógicas adotadas. O presente artigo propõe a adoção do conceito de dispositivo no tratamento das possibilidades de inovação pedagógica nos programas de EAD que utilizam as TIC. Tal abordagem pretende superar o determinismo tecnológico, considerando a tese de que a mudança não pode ser posta como finalidade, mas como processo integrante dos programas de formação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Joana Peixoto, Universidade Católica de Goiás

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Goiás. Doutora em Ciências da Educação e Especialista em Informática e Educação.

Téléchargements

Publiée

2008-11-14

Comment citer

PEIXOTO, Joana. A inovação pedagógica como meta dos dispositivos de formação a distância. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 39–54, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v10i1.1280. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1280. Acesso em: 17 juill. 2024.