O cenário da educação infantil após a implantação do ensino fundamental de nove anos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n52.13537

Palabras clave:

Educação infantil, Ensino fundamental de nove anos, Escolarização, Direito à brincadeira

Resumen

O objetivo do texto é analisar o cenário da educação infantil em um município paulista com vistas a identificar as marcas da implantação do ensino fundamental de nove anos nas instituições que atendem crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada com professores e gestores da rede pública municipal. A coleta dos dados foi realizada por meio de análise documental e de grupo focal com sujeitos que atuavam na educação infantil nos anos da implantação do ensino fundamental de nove anos e que permaneceram na educação infantil após a mudança. A análise dos dados evidenciou que a educação infantil do município depois da implantação do ensino fundamental de nove anos alterou significativamente o cotidiano das crianças, especialmente no que se refere à diminuição expressiva da presença de jogos e brincadeiras na rotina, configurando um cenário marcado por atividades com foco na alfabetização. A pressão por melhores resultados nas avaliações externas no ensino fundamental direcionaram as práticas cotidianas a considerar a preparação das crianças para a entrada no ensino fundamental, um eixo fundante do trabalho pedagógico.

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Biografía del autor/a

Cintia Cristina Escudeiro Biazan, Prefeitura de Santo André

Mestrado Profissional em Educação - Formação de Gestores Educacionais pela Universidade Cidade de São Paulo, UNICID. Especialização em Educação Especial pela Faculdade de Educação São Luís e Educação Infantil pelo Centro Universitário de Santo André, UNIA. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Atuou como Assistente pedagógica e Professora Assistente de Direção na Prefeitura de Santo André. Atualmente exerce a função de Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental na mesma rede de ensino.

Maria Aparecida Guedes Monção, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Faculdade de educação da USP com a elaboração da tese "Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena" sob a orientação do Professor Dr. Vitor Henrique Paro. Mestre em Educação:Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com a elaboração da dissertação "Subalternidade ou Parceria? Um estudo das representações sociais sobre participação das famílias nas creches" sob a orientação da Profa. Dra. Clarilza Prado de Sousa. Atuou como diretora de creche e de pré-escola na rede municipal de São Paulo e na Secretaria Estadual do Menor. Trabalha com formação continuada e assessoria em instituições de educação infantil. Leciona no ensino Superior desde 2001, ministrando as disciplinas: Fundamentos na Educação Infantil; Prática Pedagógica na Educação infantil, Didática, Processos de Gestão na Educação Básica, Orientação de Estágios e Trabalho de conclusão de curso. Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Desenvolve pesquisas relacionadas aos temas: Política Públicas em Educação, Educação Infantil, Gestão Escolar e Formação de Professores. Membro da diretoria do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES). Membro da coordenação do Fórum Municipal de Educação Infantil de São Paulo no período de 2012 à 2017.

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Publicado

2020-07-02

Cómo citar

ESCUDEIRO BIAZAN, Cintia Cristina; MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. O cenário da educação infantil após a implantação do ensino fundamental de nove anos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 52, p. e13537, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n52.13537. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/13537. Acesso em: 18 ene. 2025.
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