Crianças e infância na interface da socialização. Questões para a educação infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n50.14092

Palabras clave:

Crianças, Infância, Processos de Socialização

Resumen

De um lado, teorias e documentos acerca das crianças as legitimam como sujeitos de direitos e agentes sociais, e ainda que haja um hiato entre discursos e práticas para a infância, crianças e sociedade, já é possível perceber que as crianças devem ser o centro do trabalho político e pedagógico. De outro lado, as atuais teorias de socialização apontam para um processo que é significado pelos indivíduos, implicando tensões e determinações, ações e discursos contraditórios e difusos e embates de interesses e interações entre gerações, indivíduos e instituições. A escola de educação infantil, os grupos de pares, a família e a mídia são instituições importantes na infância, porque possibilitam para as crianças encontros, participações e atuações sociais. Com este texto, pautado no referencial teórico dos Estudos da Infância, pretendemos tratar das dinâmicas e articulações entre crianças e seus processos de socialização, com o propósito de oferecer uma contribuição sobre os sentidos socioculturais produzidos nessa interface.

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Biografía del autor/a

Lisandra Ogg Gomes, UERJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação do Departamento Estudos da Infância e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Território dos Estudos da Infância.

Ligia Maria Leão de Aquino, UERJ

Professora associada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente e integrante do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão (Neipe/Uerj).

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Publicado

2019-09-30

Cómo citar

GOMES, Lisandra Ogg; LEÃO DE AQUINO, Ligia Maria. Crianças e infância na interface da socialização. Questões para a educação infantil. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 50, p. e14092, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n50.14092. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/14092. Acesso em: 14 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê 50 - Educação Infantil e suas Infâncias