Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional

Autores/as

  • Mara Regina Lemes Sordi UNICAMP
  • Menga Ludke PUC-RIO e UCP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1514

Palabras clave:

Avaliação institucional. Escola pública. Evidências de pesquisa. Formação de professores. Participação. Projeto pedagógico.

Resumen

O diálogo entre profissionais da educação e os múltiplos atores envolvidos nas redes públicas de ensino é considerado indispensável para a qualificação da escola. Esse intercâmbio se desenvolve de modo mais concreto, quando subsidiado por evidências produzidas em processos de avaliação institucional participativo. Destaca-se que a avaliação da qualidade do projeto pedagógico da escola beneficia-se quando profissionais de educação utilizam recursos da investigação, apreendidos em seus processos de formação, como estratégias que qualificam o olhar para a realidade escolar com a devida inclusão das perspectivas complementares dos demais atores igualmente interessados no aperfeiçoamento do projeto educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Mara Regina Lemes Sordi, UNICAMP

Departamento de Estudos e Práticas Culturais ( DEPRAC( Facukdade de Educação

Publicado

2009-07-31

Cómo citar

SORDI, Mara Regina Lemes; LUDKE, Menga. Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 209–228, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1514. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1514. Acesso em: 4 feb. 2025.
Visualizaciones
  • Resumen 223
  • PDF (Português (Brasil)) 495