Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional

Auteurs

  • Mara Regina Lemes Sordi UNICAMP
  • Menga Ludke PUC-RIO e UCP

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i1.1514

Mots-clés :

Avaliação institucional. Escola pública. Evidências de pesquisa. Formação de professores. Participação. Projeto pedagógico.

Résumé

O diálogo entre profissionais da educação e os múltiplos atores envolvidos nas redes públicas de ensino é considerado indispensável para a qualificação da escola. Esse intercâmbio se desenvolve de modo mais concreto, quando subsidiado por evidências produzidas em processos de avaliação institucional participativo. Destaca-se que a avaliação da qualidade do projeto pedagógico da escola beneficia-se quando profissionais de educação utilizam recursos da investigação, apreendidos em seus processos de formação, como estratégias que qualificam o olhar para a realidade escolar com a devida inclusão das perspectivas complementares dos demais atores igualmente interessados no aperfeiçoamento do projeto educacional.

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Biographie de l'auteur

Mara Regina Lemes Sordi, UNICAMP

Departamento de Estudos e Práticas Culturais ( DEPRAC( Facukdade de Educação

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Publiée

2009-07-31

Comment citer

SORDI, Mara Regina Lemes; LUDKE, Menga. Os profissionais da educação e as relações com a comunidade escolar: aprendizagens no processo de qualificação da escola mediado pela avaliação institucional. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 209–228, 2009. DOI: 10.5585/eccos.v11i1.1514. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1514. Acesso em: 4 févr. 2025.
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