Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.15250

Palabras clave:

Qualidade Social. Educação superior e a distância, Indicadores,

Resumen

Este estudo possui como objetivo geral identificar características, necessidades, problemas e fatores fundamentais da educação a distância (EaD), da qualidade de um modo geral e, especificamente, da qualidade na educação superior a distância. A pesquisa, do tipo bibliográfica e documental, utilizou a abordagem qualitativa de coleta de dados em documentos elaborados no período 2009 e 2017, e foi realizada em repositórios nacionais e internacionais.Os resultados permitiram construir uma lente teórico-conceitual acerca da EaD na educação superior (ES) e de sua qualidade, além de contribuir para a elaboração das dimensões e indicadores dessa oferta, em níveis meso e micro de qualidade, favorecendo o empoderamento dos atores interessados e colaborando para a formação de sua agenda política, social e acadêmica. 

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Biografía del autor/a

Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1995), especialização em Avaliação Educacional pela Universidade Católica de Goiás (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2005), doutorado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Atualmente é pesquisadora em Educação, Políticas Públicas, Educação a Distância (EaD), Informática Educativa e Educação infantil. Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás no Curso de Pedagogia e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFG. Editora  da Revista UFG. Membro do Conselho Editorial da Revista Revelli (UEG), da Revista Exitus (UFOPA) e da Revista Série-Estudos da UCDB. Líder do Grupo de Estudos em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD - UFG/CNPq).

Katia Morosov Alonso, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. líder do Grupo de Pesquisa LÊTEcE/CNPq.

Citas

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; ALONSO, Katia Morosov. Qualidade e educação a distância: do referencial teórico à sua proposição. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e15250, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.15250. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/15250. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê 51 - Qualidade da Educação e Educação de Qualidade