O local e as emoções suscitadas: experiência estética no imaginário urbano de Tubarão, Santa Catarina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16708

Palabras clave:

Estética, Imaginário Urbano, Domingo na rua, Imaginação, Sensível.

Resumen

Este artigo analisa, a partir do projeto municipal Domingo na Rua, os deslocamentos que estetizam as múltiplas interações com a cidade e sua condição pública, em função das diferentes lógicas de relação com os espaços. Assim, descrevemos a percepção da cidade a partir da experiência de sua apreciação estética, reconhecendo marcas das interpretações das dinâmicas culturais, sociais e ambientais em um exercício de etnografia de rua (ROCHA e ECKERT, 2013). Buscamos perceber se as pessoas que são atraídas pela experiência estética do fechamento da rua percebem a cidade de maneira diferente, expressando a alteração de sentido e simbolização da cidade, já que a rua deixa de ter um fluxo funcional, de comércio e trânsito, para permitir um lugar de vivência popular e integradora do imaginário da cidade. Em última análise esta passa a ser uma experiência que forja o imaginário urbano e é uma prática de educar para a imaginação (contato com a natureza, espaço público de lazer, relações sociais, atividades ao ar livre).

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Biografía del autor/a

Heloisa Juncklaus Preis Moraes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisas em Imaginário e Cotidiano.

Ana Caroline Voltolini Fernandes, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Integrante do Grupo de Pesquisas do Imaginário e Cotidiano.

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Publicado

2020-07-28

Cómo citar

MORAES, Heloisa Juncklaus Preis; FERNANDES, Ana Caroline Voltolini. O local e as emoções suscitadas: experiência estética no imaginário urbano de Tubarão, Santa Catarina. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16708, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16708. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16708. Acesso em: 4 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades