Sentidos sociais para a educação brasileira a partir do pensamento decolonial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17319

Palabras clave:

Colonialidade do poder, Educação brasileira, Escola privada, Escola pública, Pensamento decolonial.

Resumen

Este artigo visa discutir os sentidos sociais da educação formal na perspectiva decolonial a partir do conceito de colonialidade do poder, propondo uma atualização do conceito para o contexto brasileiro. Isso implica pensar a educação brasileira considerando as questões raciais como estruturantes das desigualdades sociais desde o tempo da Colônia. A colonização luso-hispânica, que foi caracterizada pela exploração e genocídio dos povos nativos, pela expropriação de suas terras e pelo sequestro de africanos para o trabalho escravizado nas terras então apropriadas, pode ser considerada o principal exemplo de marca distintiva a diferenciar os sentidos sociais da educação latino-americana da europeia. Isso parece ocorrer devido a fatores estruturantes próprios aos quais os diferentes continentes foram submetidos, criando lacunas sobre os sentidos sociais dessa educação, quando analisadas sem as devidas diferenciações. A revisão da literatura foi utilizada como principal metodologia para a discussão do tema proposto, por meio da qual pode-se concluir que, desde o tempo colonial, a separação entre escola privada e escola pública já apontava para um recorte mais profundo das desigualdades sociais, em que as questões econômicas e raciais estavam envolvidas.

 

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Biografía del autor/a

Adriana Santiago Rosa Dantas, Universidade Estadual de Campinas

Linguista pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Estudos Culturais e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutoranda em Educação pela Unicamp.

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Publicado

2020-09-30

Cómo citar

DANTAS, Adriana Santiago Rosa. Sentidos sociais para a educação brasileira a partir do pensamento decolonial. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e17319, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.17319. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17319. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê 54 - Decolonialidade e geopolítica do conhecimento