Um diálogo com a sociologia da infância a partir da reprodução interpretativa e culturas de pares nas brincadeiras de crianças

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n60.18466

Palabras clave:

brincadeiras, culturas de pares, reprodução interpretativa, sociologia da infância.

Resumen

O presente estudo busca analisar as relações entre a Reprodução Interpretativa e a Cultura de Pares presentes nas interações entre crianças que brincam no cotidiano da Educação Infantil sem a interferência do adulto. A pesquisa apoia-se no campo da Sociologia da infância, introduzindo a concepção de criança como ser social pleno, dotado de capacidade de ação e a infância como um grupo social culturalmente ativo e criativo (SIROTA, 2001; CORSARO, 2009, 2011; SARMENTO, 2003) e toma a brincadeira como prática social e cultural construída nas e pelas interações entre as crianças em articulação com o contexto sociocultural em que estão inseridas (BORBA, 2005). A opção metodológica adotada é de cunho qualitativo, configurada na perspectiva etnográfica com crianças. Os dados foram produzidos com o uso de videogravações e descritos em episódios de brincadeira de um grupo de 25 crianças com idade de três anos, de ambos os sexos, em uma instituição de educação infantil da cidade de Aracaju/SE. Os dados revelam o modo como as crianças produzem coletivamente uma rotina na qual compartilham a acumulação de tensão, a excitação da ameaça, o alívio e a alegria da fuga, enfrentando o perigo e o medo, inserindo emoções e sentimentos em suas rotinas de pares, as quais elas produzem e controlam, evidenciando que as rotinas de brincadeiras são elementos constituintes das culturas de pares e que estas são produzidas pelas crianças e compartilhadas na interação com companheiros de idade por meio da reelaboração ativa e inventiva do contexto sociocultural das quais participam ativamente.

 

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Biografía del autor/a

Rafaely Karolynne do Nascimento Campos, Instituto Federal de Sergipe – IFS.

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Especialista em Educação e Gestão. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Membro do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Bebês, Infâncias e Práticas educativas (OLHARES). Atualmente é Pedagoga do Instituto Federal de Sergipe - IFS. 

Tacyana Karla Gomes Ramos, Universidade Federal de Sergipe – UFS.

Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco com estudos vinculados à Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. Atualmente é professora Associada vinculada ao Departamento de Educação (curso de Pedagogia) da Universidade Federal de Sergipe/UFS, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da referida instituição e líder do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Bebês, Infâncias e Práticas educativas (OLHARES). 

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Publicado

2022-03-29

Cómo citar

DO NASCIMENTO CAMPOS, Rafaely Karolynne; GOMES RAMOS, Tacyana Karla. Um diálogo com a sociologia da infância a partir da reprodução interpretativa e culturas de pares nas brincadeiras de crianças. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 60, p. e18466, 2022. DOI: 10.5585/eccos.n60.18466. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18466. Acesso em: 28 sep. 2024.