Educação e processos emancipatórios na América Latina: reflexões a partir de José Martí

Autores

  • Danilo Romeu Streck Unisinos
  • Telmo Adams Unisinos
  • Cheron Zanini Moretti Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2006

Palavras-chave:

Colonialidade. Pedagogia latino-americana. José Martí

Resumo

O artigo discute a situação de colonialidade e o papel da educação nos movimentos emancipatórios na América Latina. Entende-se que o pensamento de José Martí ocupa um lugar paradigmático para compreender os multifacetados processos de emancipação. Nesse estudo suas idéias serão postas em diálogo com outros pensadores latino-americanos, tais como Simón Rodríguez, Domingos Faustino Sarmiento, Franz Tamayo, Elizardo Pérez, José Vasconcelos e José Carlos Mariátegui. Todos os autores referenciados apontam para o sentido incompleto destes processos em nossa América. Argumenta-se pela importância da recuperação das fontes do pensamento emancipatório laino-americano para reencontrar uma memória comum e para construir um destino compartilhado.

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Biografia do Autor

Danilo Romeu Streck, Unisinos

Doutor em Educação, Prof. do Programa de Pós-Graduação em Educação Unisinos

Telmo Adams, Unisinos

Doutor em Educação - Pós-doutorado Junior - Bolsista CNPQ

Cheron Zanini Moretti, Unisinos

Mestre em Educação

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Publicado

21.02.2010

Como Citar

STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo; MORETTI, Cheron Zanini. Educação e processos emancipatórios na América Latina: reflexões a partir de José Martí. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 413–430, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.2006. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2006. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático