Educação e processos emancipatórios na América Latina: reflexões a partir de José Martí
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.2006Palavras-chave:
Colonialidade. Pedagogia latino-americana. José MartíResumo
O artigo discute a situação de colonialidade e o papel da educação nos movimentos emancipatórios na América Latina. Entende-se que o pensamento de José Martí ocupa um lugar paradigmático para compreender os multifacetados processos de emancipação. Nesse estudo suas idéias serão postas em diálogo com outros pensadores latino-americanos, tais como Simón Rodríguez, Domingos Faustino Sarmiento, Franz Tamayo, Elizardo Pérez, José Vasconcelos e José Carlos Mariátegui. Todos os autores referenciados apontam para o sentido incompleto destes processos em nossa América. Argumenta-se pela importância da recuperação das fontes do pensamento emancipatório laino-americano para reencontrar uma memória comum e para construir um destino compartilhado.Downloads
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Publicado
2010-02-21
Como Citar
STRECK, Danilo Romeu; ADAMS, Telmo; MORETTI, Cheron Zanini. Educação e processos emancipatórios na América Latina: reflexões a partir de José Martí. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 413–430, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.2006. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2006. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Secção
Dossiê temático