Memórias docentes: percepção e valoração de um tempo/espaço pretérito

Autores/as

  • Ivan Fortunato
  • Solange Lima-Guimarães

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n27.2732

Palabras clave:

narrativas, cotidiano escolar, transformação.

Resumen

Frente ao estatuto social demarcado por diversas e simultâneas crises, a ecosofia de Guattari surge como potencialidade de enfrentamento do desgaste relacional, ecológico e axiológico provocado pelo cenário policrísico. Nessa pesquisa, movimentamos a ecologia mental no/do cotidiano escolar a partir da bio:grafia de professoras com longa experiência docente, que surgem, conforme Eclea Bosi, em narrativas de história de vida. Ao compartilhar suas próprias experiências, os indivíduos compreendem-se como autores de sua própria história. Movimento que permite perceber e valorar a educação enquanto território de transformação das subjetividades e relações sociais. Valoração que carrega consigo valência positiva na recuperação axiológica para uma sociedade permeada pela vivacidade nas relações.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivan Fortunato

D

Solange Lima-Guimarães

Livre docente em Interpretação e Valoração de Paisagens, Geógrafa, Mestre e Doutora em Geografia pelo IGCE-UNESP.

Publicado

2012-06-29

Cómo citar

FORTUNATO, Ivan; LIMA-GUIMARÃES, Solange. Memórias docentes: percepção e valoração de um tempo/espaço pretérito. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 27, p. 175–189, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n27.2732. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/2732. Acesso em: 5 nov. 2024.