Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n25.3226Resumen
O trabalho tem como temática o trabalho do educador de jovens e adultos. A proposta do estudo foi investigar os desafios que se interpõem na prática pedagógica de educadores da EJA no Brasil. As questões fundamentais do estudo são: que desafios o educador de jovens e adultos encontra no desenvolvimento do trabalho? Que caminhos busca para o enfrentamento desses desafios? Para o embasamento teórico do estudo, foram consultados alguns autores, como Freire, Schon, Oliveira, Franco, dentre outros. Para atender aos objetivos propostos, foram escolhidos os procedimentos metodológicos: uma aplicação de questionários a vinte e cinco educadores de jovens e adultos, sendo um de cada estado, e entrevistas individuais em profundidade, feitas com oito educadores, selecionados entre os que responderam ao questionário. Alguns desafios foram apontados: a juvenilização, a heterogeneidade, a baixa auto estima dos alunos e a evasão escolar.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-03-06
Cómo citar
PORCARO, Rosa Cristina. Os desafios enfrentados pelo educador de jovens e adultos no desenvolvimento de seu trabalho docente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 25, p. 39–58, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n25.3226. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3226. Acesso em: 4 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê temático - Paulo Freire e a Educação de Adultos