Política de regulação e interiorização da formação de professores em nível superior: a experiência dos institutos superiores de educação no Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n30.3709Palavras-chave:
Política de Formação de Professores, Institutos Superiores de Educação, Interiorização da Formação de Professores - Rio de Janeiro.Resumo
O artigo discute aspectos da política nacional de formação de professores, em especial a regulação dos Institutos Superiores de Educação, criados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, como subsídio para a análise do processo de interiorização daqueles institutos na rede estadual de educação do Rio de Janeiro. O trabalho revela que o maior problema enfrentado pelo Estado do Rio de Janeiro, no tocante à interiorização da formação de professores da educação básica em nível superior, é a ausência de uma política pública integrada, que seja capaz de articular os atores institucionais envolvidos (Estado, municípios e universidades) para atender, de forma mais racional, as expressivas demandas por formação de professores em nível superior, que se manifestam nas diferentes regiões do EstadoDownloads
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Publicado
05.04.2013
Como Citar
CARNEIRO, Waldeck Carneiro; ARAUJO, Flávia Monteiro de Barros; PAIVA, Fernando de Souza. Política de regulação e interiorização da formação de professores em nível superior: a experiência dos institutos superiores de educação no Rio de Janeiro. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 30, p. 129–146, 2013. DOI: 10.5585/eccos.n30.3709. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3709. Acesso em: 18 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê temático
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