A educação não-formal e a relação escola-comunidade

Autores/as

  • Maria da Glória Marcondes Gohn UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.380

Palabras clave:

Comunidade educativa. Educação não-formal. Participação sociopolítica e cultural.

Resumen

Este artigo aborda a relação da educação com a sociedade, destacando dois aspectos: primeiro, a importância de as escolas interagirem com a comunidade organizada no território em que se localizam; segundo, o caráter educativo presente nas ações e mobilizações desenvolvidas pelas organizações, associações e movimentos que atuam no campo da educação não-formal e se relacionam com a comunidade educativa mais geral. O texto apresenta uma primeira parte, teórico-conceptual, destacando conceitos-chave que serão utilizados na segunda, que trata da relação escola-comunidade e do caráter educativo da participação de diferentes sujeitos sociopolíticos. A hipótese básica implícita neste texto é a de que a articulação do campo da educação (formal e não-formal) com a sociedade (civil e política), por meio de participação compartilhada entre cidadãos ativos de distintas instituições, é um dos principais caminhos para gerar um novo modelo civilizatório que tenha como referência o ser humano em suas necessidades, potencialidades e cultura vivida, e não o lucro, o mercado, a competição, a concorrência etc.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria da Glória Marcondes Gohn, UNINOVE, São Paulo

Doutora em Ciência Política – FFLCH-USP; Pós-doutoramento em Sociologia – New School [New York] (EUA); Professora titular da Faculdade de Educação – UNICAMP/UNINOVE; Coordenadora – Grupo de Estudos sobre Movimentos Sociais, Educação e Cidadania (GEMDEC); Pesquisadora I – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Secretária executiva do Reasearch Committee ‘Social Classes and Social Movements’ – Associação Internacional de Sociologia.

Publicado

2008-01-10

Cómo citar

GOHN, Maria da Glória Marcondes. A educação não-formal e a relação escola-comunidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 39–66, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i2.380. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/380. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos & Ensaios