A educação não-formal e a relação escola-comunidade
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v6i2.380Palavras-chave:
Comunidade educativa. Educação não-formal. Participação sociopolítica e cultural.Resumo
Este artigo aborda a relação da educação com a sociedade, destacando dois aspectos: primeiro, a importância de as escolas interagirem com a comunidade organizada no território em que se localizam; segundo, o caráter educativo presente nas ações e mobilizações desenvolvidas pelas organizações, associações e movimentos que atuam no campo da educação não-formal e se relacionam com a comunidade educativa mais geral. O texto apresenta uma primeira parte, teórico-conceptual, destacando conceitos-chave que serão utilizados na segunda, que trata da relação escola-comunidade e do caráter educativo da participação de diferentes sujeitos sociopolíticos. A hipótese básica implícita neste texto é a de que a articulação do campo da educação (formal e não-formal) com a sociedade (civil e política), por meio de participação compartilhada entre cidadãos ativos de distintas instituições, é um dos principais caminhos para gerar um novo modelo civilizatório que tenha como referência o ser humano em suas necessidades, potencialidades e cultura vivida, e não o lucro, o mercado, a competição, a concorrência etc.Downloads
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Publicado
2008-01-10
Como Citar
GOHN, Maria da Glória Marcondes. A educação não-formal e a relação escola-comunidade. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 39–66, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v6i2.380. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/380. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Secção
Artigos & Ensaios