Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões

Autores/as

  • Angélica Silvana Pereira Universidade Federal de Alagoas
  • Rosemeire Reis da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n35.4315

Palabras clave:

Jovens-estudantes, Ensino Médio, Identidades, Sociabilidades juvenis.

Resumen

Neste artigo pretende-se trazer à luz os resultados de uma pesquisa quantiqualitativa que analisou os planos de futuro, bem como os sentidos da escola e dos estudos para jovens estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Maceió-AL. O recorte escolhido para ser compartilhado neste texto focaliza contextos da vida dos jovens, conexões e descompassos entre práticas de sociabilidades juvenis e a vida escolar. Busca-se problematizar esta suposta dicotomia entre a vida dentro e fora da escola, de forma a potencializar uma discussão sobre suas identidades como jovens e como estudantes do Ensino Médio, favorecendo compreensões múltiplas sobre estes sujeitos. Acredita-se que esta via de análise possibilita a emergência de alguns questionamentos sobre arranjos e práticas escolares nesta etapa da escolarização, na qual são produzidos demandas e anseios juvenis e que, de modo geral, parece tecer poucas interlocuções com os jovens dos nossos tempos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angélica Silvana Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Mestra e Doutora em Educação, Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas

Rosemeire Reis da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestra e Doutora em Educação. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira do Centro de Educação/Universidade Federal de Alagoas.

Publicado

2014-12-15

Cómo citar

PEREIRA, Angélica Silvana; DA SILVA, Rosemeire Reis. Olhares cruzados sobre ser jovem e estudante do ensino médio: contextos, experiências e reflexões. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 35, p. 157–172, 2014. DOI: 10.5585/eccos.n35.4315. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/4315. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos