Educação Profissional e Tecnológica no PNE 2014- 2024: questões para o debate

Autores/as

  • Anthone Mateus Magalhães Afonso Instituto Federal Fluminense
  • Wania Regina Coutinho Gonzalez Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n36.5548

Palabras clave:

Plano Nacional de Educação, Educação Profissional e Tecnológica, Conferência Nacional de Educação.

Resumen

Esse artigo tem como objetivo analisar as metas 10 e 11 que tratam da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e apresentar algumas questões para o debate. São consideradas as contribuições de Cury (2006), Moura (2010) e Machado e Velten (2013) para efetuar uma análise documental compreendendo a lei no. 10.172/2001 que criou o PNE 2001-2010, o projeto de lei no. 8.035/2010 que trata do PNE 2011-2020 e a lei no. 13.005/2014 que estabelece o PNE 2014-2024. Verificaram-se alguns pontos de avanço e outros de imprecisão que revelam grande deficiência no campo do planejamento e avaliação das políticas públicas educacionais no Brasil. Apesar dos avanços, o PNE apresenta metas sem definir quem deve fazer e com quais recursos, o que pode levar a um federalismo competitivo (CURY, 2006) ao invés do colaborativo previsto no texto legal.

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Biografía del autor/a

Anthone Mateus Magalhães Afonso, Instituto Federal Fluminense

Doutorando em Educação na UNESA – PPGE. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Fluminense. E-mail: amateus@iff.edu.br / anthone.mateus@gmail.com

Wania Regina Coutinho Gonzalez, Universidade Estácio de Sá

Socióloga e Doutora em Educação.

Professora Adjunta na UNESA / UERJ. E-mail: waniagonzalez@gmail.com

Publicado

2015-03-25

Cómo citar

AFONSO, Anthone Mateus Magalhães; GONZALEZ, Wania Regina Coutinho. Educação Profissional e Tecnológica no PNE 2014- 2024: questões para o debate. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 36, p. 67–83, 2015. DOI: 10.5585/eccos.n36.5548. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5548. Acesso em: 22 ene. 2025.

Número

Sección

Dossiê temático: Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024: compromissos, desafios e perspectivas
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