Qualidade, eficiência e avaliação docente: uma nova pedagogia flexível?

Autores/as

  • Renan Araújo Universidade Estadual do Paraná
  • Helen Cristina Oliveira Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6154

Palabras clave:

Ciências Humanas, Educação, Foramação de Professores

Resumen

Neste artigo serão discutidas questões como qualidade, eficiência e avaliação, temas que candentes na aérea da educação, relacionam-se a reestruturação do mundo do trabalho contemporâneo. As metamorfoses do mundo do trabalho e da educação correspondem ao continuum processo de mudanças desencadeadas nos países capitalistas centrais a partir da década de 1970. Neste contexto, o toyotismo emergiu como organização flexível cuja eficiência produtiva assentada na polivalência exigia a reeducação dos trabalhadores para a realização do trabalho. Mais ainda, a gestão toyotista enquanto mecanismo de reprodução social, ao extrapolar o universo fabril, se impôs como uma nova lógica societal patenteada, por exemplo, na proposta de formação de professores por meio de reformas educacionais. Nesse sentido, interessa-nos analisar a intrínseca relação entre o protocolo organizacional toyotista, a saber: CCQ – Círculos de Controle de Qualidade, Qualidade Total, Team-Work e a qualidade e avaliação docente, com vistas a evidenciar a influência da lógica toyotista na formação docente contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renan Araújo, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/Araraquara.  Prof. vinculado aos Programas de Mestrado interdisciplinar em Formação Docente – PIPFOR, da Universidade Estadual do Paraná. Membro da Comissão Executiva da Rede de Estudos do Trabalho - RET. Líder do grupo de pesquisa CNPq: “Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional” - UNESPAR/Paranavaí. Autor do livro “O novo perfil metalúrgico do ABC”. Editora Fecilcam: Campo Mourão, 2012.

Helen Cristina Oliveira, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Ensino pelo Programa Interdisciplinar em Formação Docente – UNESPAR/Paranavaí, 2015. Especialista pelo Curso Especialização Interdisciplinar em Ciências Humanas – CEICH, UNESPAR/Paranavaí, 2013. Professora Pedagoga da Rede Estadual de Educação do Paraná. Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – PR.

Publicado

2016-12-21

Cómo citar

ARAÚJO, Renan; OLIVEIRA, Helen Cristina. Qualidade, eficiência e avaliação docente: uma nova pedagogia flexível?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 173–188, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6154. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6154. Acesso em: 5 nov. 2024.