Qualidade, eficiência e avaliação docente: uma nova pedagogia flexível?

Auteurs

  • Renan Araújo Universidade Estadual do Paraná
  • Helen Cristina Oliveira Universidade Estadual do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n41.6154

Mots-clés :

Ciências Humanas, Educação, Foramação de Professores

Résumé

Neste artigo serão discutidas questões como qualidade, eficiência e avaliação, temas que candentes na aérea da educação, relacionam-se a reestruturação do mundo do trabalho contemporâneo. As metamorfoses do mundo do trabalho e da educação correspondem ao continuum processo de mudanças desencadeadas nos países capitalistas centrais a partir da década de 1970. Neste contexto, o toyotismo emergiu como organização flexível cuja eficiência produtiva assentada na polivalência exigia a reeducação dos trabalhadores para a realização do trabalho. Mais ainda, a gestão toyotista enquanto mecanismo de reprodução social, ao extrapolar o universo fabril, se impôs como uma nova lógica societal patenteada, por exemplo, na proposta de formação de professores por meio de reformas educacionais. Nesse sentido, interessa-nos analisar a intrínseca relação entre o protocolo organizacional toyotista, a saber: CCQ – Círculos de Controle de Qualidade, Qualidade Total, Team-Work e a qualidade e avaliação docente, com vistas a evidenciar a influência da lógica toyotista na formação docente contemporânea.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Renan Araújo, Universidade Estadual do Paraná

Doutor em Sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp/Araraquara.  Prof. vinculado aos Programas de Mestrado interdisciplinar em Formação Docente – PIPFOR, da Universidade Estadual do Paraná. Membro da Comissão Executiva da Rede de Estudos do Trabalho - RET. Líder do grupo de pesquisa CNPq: “Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional” - UNESPAR/Paranavaí. Autor do livro “O novo perfil metalúrgico do ABC”. Editora Fecilcam: Campo Mourão, 2012.

Helen Cristina Oliveira, Universidade Estadual do Paraná

Mestre em Ensino pelo Programa Interdisciplinar em Formação Docente – UNESPAR/Paranavaí, 2015. Especialista pelo Curso Especialização Interdisciplinar em Ciências Humanas – CEICH, UNESPAR/Paranavaí, 2013. Professora Pedagoga da Rede Estadual de Educação do Paraná. Núcleo Regional de Educação de Paranavaí – PR.

Téléchargements

Publiée

2016-12-21

Comment citer

ARAÚJO, Renan; OLIVEIRA, Helen Cristina. Qualidade, eficiência e avaliação docente: uma nova pedagogia flexível?. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 41, p. 173–188, 2016. DOI: 10.5585/eccos.n41.6154. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/6154. Acesso em: 5 nov. 2024.