Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo

Autores/as

  • João Guilherme da Silva Arruda Oliveira
  • Fernando de Souza Paiva UFF - Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n43.7236

Palabras clave:

Homeschooling. Educação Domiciliar no Brasil. Modalidade Educacional. Políticas Públicas.

Resumen

O presente trabalho intenciona ampliar o debate acerca da educação domiciliar no Brasil, internacionalmente conhecida como homeschooling, apresentando um panorama no cenário educacional brasileiro. A pesquisa em andamento é resultante da continuidade da investigação iniciada no trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LIPEAD/UNIRIO), no ano de 2014, cujo objetivo principal é investigar a viabilidade de inserção do homeschooling como modalidade no sistema educacional brasileiro. O texto expõe a realidade dessa modalidade no Brasil, bem como expõe considerações e reflexões importantes de sua prática, que apesar do legado histórico inegável, apenas recentemente retorna ao debate educacional brasileiro. Outros fenômenos igualmente pertinentes, no que concerne à realidade educacional brasileira são apresentados no decorrer da pesquisa, tais como questões econômicas, gerenciais, morais, ideológicas e políticas, que são variantes de corte transversal neste debate.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Guilherme da Silva Arruda Oliveira

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).Especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional pela Universidade Candido Mendes (UCAM)

Fernando de Souza Paiva, UFF - Universidade Federal Fluminense

Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI). Especialização em Profissionais da Escola e as Práticas Curriculares pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2017-06-12

Cómo citar

ARRUDA OLIVEIRA, João Guilherme da Silva; PAIVA, Fernando de Souza. Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 43, p. 19–38, 2017. DOI: 10.5585/eccos.n43.7236. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7236. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Formação e AutoFormação