Bolsa Permanência na UFMS: novas configurações e velhos desafios

Autores/as

  • Felipe Vieira Gimenez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7918

Palabras clave:

Assistência Estudantil. Educação Superior. Permanência. UFMS.

Resumen

 Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes sobre a ação “Bolsa Permanência” na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, campus Campo Grande, como estratégia para favorecer a permanência nos cursos de graduação presencial. O presente texto é resultado de pesquisa realizada em rede e produto de dissertação já defendida, por meio do qual buscamos o desvelamento do real, intrínseco nas práticas sociais e na materialização das políticas educacionais. A pesquisa é de caráter exploratório e tem natureza bibliográfica e documental, apresentando como fontes relatórios e documentos institucionais do MEC e da UFMS para o período 2013, 2014 e 2015. Os resultados indicam que a bolsa permanência, vinculada à política de assistência estudantil na UFMS, constituiu estratégia política que favorece, mas não garante, a permanência dos estudantes no campus universitário por meio de bolsas e auxílios financeiros concedidos no âmbito da ação Bolsa Permanência.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Vieira Gimenez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS – Brasil.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS – Brasil.

Publicado

2018-12-27

Cómo citar

GIMENEZ, Felipe Vieira; MACIEL, Carina Elisabeth. Bolsa Permanência na UFMS: novas configurações e velhos desafios. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 215–236, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.7918. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7918. Acesso em: 19 dic. 2024.