Bolsa Permanência na UFMS: novas configurações e velhos desafios

Autores

  • Felipe Vieira Gimenez Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Carina Elisabeth Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n47.7918

Palavras-chave:

Assistência Estudantil. Educação Superior. Permanência. UFMS.

Resumo

 Este artigo tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes sobre a ação “Bolsa Permanência” na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS, campus Campo Grande, como estratégia para favorecer a permanência nos cursos de graduação presencial. O presente texto é resultado de pesquisa realizada em rede e produto de dissertação já defendida, por meio do qual buscamos o desvelamento do real, intrínseco nas práticas sociais e na materialização das políticas educacionais. A pesquisa é de caráter exploratório e tem natureza bibliográfica e documental, apresentando como fontes relatórios e documentos institucionais do MEC e da UFMS para o período 2013, 2014 e 2015. Os resultados indicam que a bolsa permanência, vinculada à política de assistência estudantil na UFMS, constituiu estratégia política que favorece, mas não garante, a permanência dos estudantes no campus universitário por meio de bolsas e auxílios financeiros concedidos no âmbito da ação Bolsa Permanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Felipe Vieira Gimenez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS – Brasil.

Carina Elisabeth Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS – Brasil.

Publicado

2018-12-27

Como Citar

GIMENEZ, Felipe Vieira; MACIEL, Carina Elisabeth. Bolsa Permanência na UFMS: novas configurações e velhos desafios. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 47, p. 215–236, 2018. DOI: 10.5585/eccos.n47.7918. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7918. Acesso em: 27 set. 2024.