Relação teoria e prática na elaboração de saberes docentes no curso de licenciatura em física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.n51.8703

Palabras clave:

Formação de Professores, Licenciatura em Física, Relação Teoria e Prática, Saberes Docentes.

Resumen

Este artigo analisa a relação teoria e prática no processo de elaboração de saberes na formação do professor de Física. A finalidade é compreender as concepções dessa relação expressas nas práticas formativas. Toma por base os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um curso de Licenciatura em Física, no uso de metodologia de abordagem qualitativa vazada em dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com professores do curso e análise documental do Projeto Pedagógico de Curso e do Regulamento da Prática Pedagógica. A análise dos dados toma a proposta de Bardin (1999), atendendo os passos de pré-análise, descrição analítica e interpretação referencial. As conclusões apontam que as práticas formativas na Licenciatura em Física expressam contradições entre o projeto do curso e os saberes elaborados.

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Biografía del autor/a

Joana Paulin Romanowski, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Dicenciaturas; Formação de Professores; Pesquisa

Priscila Juliana Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pura Lucia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Educação - Universidade de São Paulo - USP. Professora daPontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

ROMANOWSKI, Joana Paulin; SILVA, Priscila Juliana; MARTINS, Pura Lucia Oliver. Relação teoria e prática na elaboração de saberes docentes no curso de licenciatura em física. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 51, p. e8703, 2019. DOI: 10.5585/eccos.n51.8703. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/8703. Acesso em: 8 nov. 2024.