Linguagem, estética e ensino: notas para estudo

Auteurs

  • Humberto Pereira da Silva FINTEC, São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v9i2.1086

Mots-clés :

Arte. Ensino. Estética. Linguagem.

Résumé

Wittgenstein é conhecido principalmente por suas contribuições no estudo da lógica e da filosofia da linguagem. Sobre esses temas, mais recentemente, há estudos que exploram suas idéias para a análise da linguagem em educação. O que se pretende com este artigo é explorar a linha de estudos a respeito da análise de tal linguagem em sua articulação com o ensino em matéria de arte. É importante destacar, no entanto, que a estética não ocupa um lugar especial no conjunto da obra de Wittgenstein. Assim, o que se tem em vista é mostrar, igualmente, como a estética se articula com a linguagem, segundo o filósofo austríaco, e, conseqüentemente, que problemas aparecem no ensino em matéria de arte – em documentos como o dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Humberto Pereira da Silva, FINTEC, São Paulo

Professor de Filosofia da Educação na Fintec, Faculdade Interlagos, em São Paulo.

Téléchargements

Publiée

2008-07-28

Comment citer

SILVA, Humberto Pereira da. Linguagem, estética e ensino: notas para estudo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 329–348, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v9i2.1086. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1086. Acesso em: 5 févr. 2025.
Views
  • Résumé 467
  • PDF (Português (Brasil)) 146