O Município e a construção da política local de educação: estudo de caso numa autarquia do Oeste

Auteurs

  • António Francisco Baixinho ULHT

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1358

Mots-clés :

Administração local da educação. Carta Educativa. Conselho Municipal de Educação. Descentralização. Relação escola-autarquia.

Résumé

Este artigo corresponde a uma investigação empírica, realizada no âmbito do Curso de Especialização em Administração Educacional, e incidiu sobre o modo como é construída a política local de educação num pequeno município da Região Oeste de Portugal Continental. Assumindo a investigação uma abordagem de carácter qualitativo, procurou-se conhecer como são desempenhadas pelo município as competências legais em matéria de educação e a situação relativa à existência do Conselho Municipal de Educação e de um projecto educativo local, ao envolvimento dos parceiros sociais na educação, às relações escola-autarquia, à intervenção do município na construção dos territórios educativos e aos projectos socioeducativos desenvolvidos pelo município. Num pretenso quadro educativo de descentralização de competências para as autarquias, a carta educativa, ainda não foi elaborada (na altura do estudo) e o município é condicionado, no desempenho das suas atribuições e competências legais, por alguns constrangimentos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

António Francisco Baixinho, ULHT

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Doutorando em Educação na mesma Universidade. Membro da UID-OPECE (Unidade de Investigação e Desenvolvimento – Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos) Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Téléchargements

Publiée

2010-02-21

Comment citer

BAIXINHO, António Francisco. O Município e a construção da política local de educação: estudo de caso numa autarquia do Oeste. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 433–456, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1358. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1358. Acesso em: 5 nov. 2024.