A gestão do conhecimento no contexto hodierno: do “produtivismo” à humanização da formação

Auteurs

  • Naura Syria Carapeto Ferreira Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1518

Mots-clés :

Humanização. Formação. Pesquisa educacional

Résumé

Este trabalho analisa a gestão do conhecimento, sua compreensão na perspectiva empresarial e suas conseqüências salientando e importância da compreensão de gestão do conhecimento na perspectiva educacional e democrática comprometida com a promoção humana. Salienta a importância da pesquisa educacional comprometida com a formação de seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de caráter, quer na pós-graduação em educação strito sensu, quer outro grau de escolaridade sempre, comprometido com a formação científica dos educandos. O conhecimento regulado pelo capital tem conduzindo a sociedade mundial e a humanidade, produzindo a divisão do mundo em dois mundos, polarizando-os no mundo dos possuidores e no mundo dos possuídos. Evidencia, por isso, a necessidade da produção de um conhecimento emancipador que alicerce a construção de uma outra ética que não a ética liberal, rumo à construção de uma sociedade não discricionária, justa e igualitária. Nesse sentido e com esse compromisso surge a necessidade da gestão do conhecimento que, dialeticamente, pode gerir e gestar a produção do conhecimento a partir de compromissos democráticos que são solidários.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Naura Syria Carapeto Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paraná. Professora (aposentada) da Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Paraná. Brasil.

Téléchargements

Publiée

2010-02-21

Comment citer

CARAPETO FERREIRA, Naura Syria. A gestão do conhecimento no contexto hodierno: do “produtivismo” à humanização da formação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 529–548, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1518. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1518. Acesso em: 5 nov. 2024.