A gestão do conhecimento no contexto hodierno: do “produtivismo” à humanização da formação

Autores

  • Naura Syria Carapeto Ferreira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1518

Palavras-chave:

Humanização. Formação. Pesquisa educacional

Resumo

Este trabalho analisa a gestão do conhecimento, sua compreensão na perspectiva empresarial e suas conseqüências salientando e importância da compreensão de gestão do conhecimento na perspectiva educacional e democrática comprometida com a promoção humana. Salienta a importância da pesquisa educacional comprometida com a formação de seres humanos fortes intelectualmente, ajustados emocionalmente, capazes tecnicamente e ricos de caráter, quer na pós-graduação em educação strito sensu, quer outro grau de escolaridade sempre, comprometido com a formação científica dos educandos. O conhecimento regulado pelo capital tem conduzindo a sociedade mundial e a humanidade, produzindo a divisão do mundo em dois mundos, polarizando-os no mundo dos possuidores e no mundo dos possuídos. Evidencia, por isso, a necessidade da produção de um conhecimento emancipador que alicerce a construção de uma outra ética que não a ética liberal, rumo à construção de uma sociedade não discricionária, justa e igualitária. Nesse sentido e com esse compromisso surge a necessidade da gestão do conhecimento que, dialeticamente, pode gerir e gestar a produção do conhecimento a partir de compromissos democráticos que são solidários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Naura Syria Carapeto Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Tuiuti do Paraná. Professora (aposentada) da Universidade Federal do Paraná. Curitiba. Paraná. Brasil.

Publicado

2010-02-21

Como Citar

CARAPETO FERREIRA, Naura Syria. A gestão do conhecimento no contexto hodierno: do “produtivismo” à humanização da formação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 529–548, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1518. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1518. Acesso em: 5 nov. 2024.