A formação de professores e o Banco Mundial

Auteurs

  • Marcos Vinicius Pansardi uNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n25.1661

Mots-clés :

Formação de professores, Banco Mundial, Políticas públicas em educação.

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar as políticas para formação de professores proposta pelo Banco Mundial. Utilizando-se do referencial teórico neogramsciano desenvolvido, principalmente, por R. Cox e S. Gill no campo das Relações Internacionais, busca-se compreender o papel desta instituição internacional, originária da chamada “sociedade civil internacional”, na formulação das políticas públicas brasileiras. A centralidade da educação básica reflete a visão do Banco sobre o papel da educação no processo de desenvolvimento brasileiro, como também o papel do Brasil na nova divisão internacional do trabalho.

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Biographie de l'auteur

Marcos Vinicius Pansardi, uNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ

Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP – SP. Professor do PPG-Ed. Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

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Publiée

2012-03-06

Comment citer

PANSARDI, Marcos Vinicius. A formação de professores e o Banco Mundial. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 25, p. 127–142, 2012. DOI: 10.5585/eccos.n25.1661. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1661. Acesso em: 4 nov. 2024.