O autocultivo e a educação da sensibilidade na pedagogia Waldorf

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16638

Mots-clés :

Bildung, Educação estética, Goethe, Pedagogia Waldorf.

Résumé

Este artigo discute o papel que a experiência estética e a sensibilidade humana possuem dentro dos parâmetros educacionais da Pedagogia Waldorf, a partir da abordagem da filosofia da educação. A quebra de paradigma ocorre na ênfase e valorização da experiência humana, como fonte de vivências que enriquecem o mundo de sensações e sentimentos para dar suporte à vida cognitiva do ser humano. Steiner se inspirou na fenomenologia de Goethe para fundar sua concepção de educação e valorizou o desenvolvimento da sensibilidade como ideal para a formação humana (Bildung). A educação da sensibilidade é um fator importante tanto no autocultivo (Selbstbildung) dos professores, quanto na educação das crianças e jovens. O elemento chave na compreensão da educação estética não reside no que se ensina, mas no como.

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Biographie de l'auteur

Jonas Bach Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professor de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Licenciatura em Filosofia e Pedagogia. Doutor em Educação (UFPR), Pós-Doutor em Educação (Unicamp).

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Publiée

2020-07-28

Comment citer

BACH JUNIOR, Jonas. O autocultivo e a educação da sensibilidade na pedagogia Waldorf. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16638, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16638. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16638. Acesso em: 4 nov. 2024.