Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil: a produção do indivíduo resiliente

Auteurs

  • Jorge Luis Cammarano González Universidade de Sorocaba, Centro de Ciências Humanas, Mestrado Em Educação.
  • Marcilene Rosa Moura de Castro

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1665

Mots-clés :

Grêmio estudantil. Protagonismo juvenil. Reformas educacionais.

Résumé

Este escrito investiga e problematiza o papel do Grêmio Estudantil, no âmbito da rede estadual de ensino do Município de Sorocaba (SP), entendido como uma das instâncias das quais derivam práticas sociais objetivadas na perspectiva de formação do indivíduo. A análise apresentada se circunscreve: (1) à origem e às expressões históricas do movimento estudantil secundarista e; (2) ao entendimento da estratégia reformista, especificamente no campo da educação escolar, materializada pelo Estado brasileiro a partir dos anos 1990 do século passado. Com base nesses aspectos, busca-se compreender se o ser, precisamente do Grêmio Estudantil, materializaria um movimento social transformado tendenciosa e predominantemente num espaço mediado por práticas assistencialistas, politizadoras da ação de seus sujeitos, na perspectiva de sua adaptação à realidade social em curso convergindo para a formação do ser social resiliente.

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Biographie de l'auteur

Jorge Luis Cammarano González, Universidade de Sorocaba, Centro de Ciências Humanas, Mestrado Em Educação.

Possui graduação em Pedagogia pelo Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1978) , mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1983) , doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) . Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e professor titular do Associação Educacional do Litoral Santista. Tem experiência na área de Educação , com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Marxismo, Educação.

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Publiée

2010-02-21

Comment citer

CAMMARANO GONZÁLEZ, Jorge Luis; MOURA DE CASTRO, Marcilene Rosa. Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil: a produção do indivíduo resiliente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 375–392, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1665. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1665. Acesso em: 5 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê temático