Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil: a produção do indivíduo resiliente
DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.v11i2.1665Palavras-chave:
Grêmio estudantil. Protagonismo juvenil. Reformas educacionais.Resumo
Este escrito investiga e problematiza o papel do Grêmio Estudantil, no âmbito da rede estadual de ensino do Município de Sorocaba (SP), entendido como uma das instâncias das quais derivam práticas sociais objetivadas na perspectiva de formação do indivíduo. A análise apresentada se circunscreve: (1) à origem e às expressões históricas do movimento estudantil secundarista e; (2) ao entendimento da estratégia reformista, especificamente no campo da educação escolar, materializada pelo Estado brasileiro a partir dos anos 1990 do século passado. Com base nesses aspectos, busca-se compreender se o ser, precisamente do Grêmio Estudantil, materializaria um movimento social transformado tendenciosa e predominantemente num espaço mediado por práticas assistencialistas, politizadoras da ação de seus sujeitos, na perspectiva de sua adaptação à realidade social em curso convergindo para a formação do ser social resiliente.Downloads
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Publicado
21.02.2010
Como Citar
CAMMARANO GONZÁLEZ, Jorge Luis; MOURA DE CASTRO, Marcilene Rosa. Protagonismo Juvenil e Grêmio Estudantil: a produção do indivíduo resiliente. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 375–392, 2010. DOI: 10.5585/eccos.v11i2.1665. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1665. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê temático