Espaços poéticos como mediação para a narrativa de si

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16658

Mots-clés :

Ateliê biográfico, Automedialidade, Espaços poéticos, Formação, Narrativas estéticas.

Résumé

Este artigo apresenta o relato e a reflexão da experiência docente no processo de criação gestual e imagética como parte da disciplina “Narrativas de Si e Aprendizagem em Arte”, no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, durante o segundo semestre de 2019. Recorremos como metodologia à análise dos relatos de experiência feito pelos alunos e à rememoração das experiências vividas. A turma era composta de 12 alunos das áreas de Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Moda e Audiovisual, entre doutorandos, mestrandos, alunos de disciplina isolada, além de alguns alunos do Mestrado Profissional – PROFARTES. O papel da Arte e das múltiplas linguagens expressivas na produção de narrativas de si, em contextos de investigação e formação, destaca a pertinência de dispositivos estético e artístico na medialidade biográfica. Com base na proposta do ateliê biográfico, as imagens, os objetos e o trabalho corporal apresentam-se como instrumentos mediadores que potencializam não só a ativação da memória do vivido, mas a matéria e a forma da narrativa estética. Este trabalho relata a necessidade de abertura de espaços e de tempos para os modos próprios de dizer dos alunos, envoltos em múltiplas linguagens e materialidades estéticas. Dá a conhecer a experiência docente que oportuniza aos alunos o debruçar-se sobre o processo vivido na Arte, ao longo de suas vidas. Metodologicamente, privilegia narrativas em imagens, com elementos pictóricos e com o corpo em movimento, em que a lembrança do vivido amplifica-se no questionamento reflexivo, interpelando para compreender as práticas de si na existência revelada

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Rosvita kolb Bernardes, Escola de Belas Artes - UFMG

Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atuando no curso da Graduação de Artes Visuais - Licenciatura, no Programa de Pós-Graduação em Artes e no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES).

Ana Cristina Carvalho Pereira, Escola de Belas Artes - UFMG

Professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) atuando no curso da Graduação de Dança - Licenciatura, no Programa de Pós-Graduação em Artes e no Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES).

Références

ALBANO, Ana A. Histórias de iniciação na arte. In: ORMEZZANO, G. (org.). Educação estética: abordagens e perspectivas. Brasília: MEC; INEP, 2007. p. 85-96.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, s/v, n. 19. p. 20-28, jan./abr. 2002.

CARERI, Francesco. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gil, 2013.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A condição biográfica: ensaios sobre a narrativa de si na modernidade avançada. Tradução: Carlos Galvão Braga; Maria da Conceição Passeggi; Nelson Patriota. Natal: EDUFRN, 2012.

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica em situações de diálogos. COLÓQUIO INTERNACIONAL DA PESQUISA BIOGRÁFICA EM EDUCAÇÃO, Paris, 2019, Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord. Anais... Paris: Centre de Recherche Interuniversitaire Experice, out. 2019. Disponível em: http://grifars.ce.ufrn.br/wp-content/uploads/2019/04/Colo%CC%81quio-International-da-Pesquisa-Bioga%CC%81fica-em-Educac%CC%A7a%CC%83o-Paris-out_2019-1-1.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, v. 32, n. 2, p. 359-371, mai./ago. 2006.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. KOLB-BERNARDES, Rosvita. Modos de falar de si: a dimensão estética nas narrativas autobiográficas. Pro-Posições, v. 26, n. 1(76), p. 161-178, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v26n1/0103-7307-pp-26-01-0161.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.

OSTETTO, Luciana Esmeralda. Para encantar, é preciso encantar-se: danças circulares na formação de professores. Cadernos Cedes, v. 30, n. 80, p. 40-55, jan.-abr. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n80/v30n80a04.pdf. Acesso em: 11 nov. 2019.

REY, Sandra. Caminhar: experiência estética, desdobramento virtual. Revista Porto Arte, v. 17, n. 29, p. 107-121, nov. 2010.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. Tradução: Vania Cury. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

WARCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

Téléchargements

Publiée

2020-07-28

Comment citer

BERNARDES, Rosvita kolb; PEREIRA, Ana Cristina Carvalho. Espaços poéticos como mediação para a narrativa de si. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16658, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16658. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16658. Acesso em: 4 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades