O museu de ciências como espaço de provocação dos sentidos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16792

Mots-clés :

Educação estética, Museu de ciências, Espaços propositores, Objetos propositores.

Résumé

Esta pesquisa teve, como tema, a educação estética e, como objetivo, discutir como o museu de ciências pode ser também espaço de provocação dos sentidos, de educação estética. Museus de arte são indiscutivelmente lugares de educação estética e os museus de ciências geralmente são relacionados a espaços de conhecimento, com foco no inteligível e não no sensível. Esta pesquisa qualitativa ocorreu no Museu Oceanográfico da Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Piçarras, Santa Catarina, Brasil, e os instrumentos de coleta de dados foram diários de campo dos pesquisadores, fotos e entrevista com o curador do museu. A análise da entrevista e do diário pautou-se na análise de conteúdo de Franco (2008) e a das imagens segundo os conceitos de punctum e studium, de Barthes (2010). O aporte teórico de sustentação contou com Bachelard (2000), Franklin (2019), Heidegger (2015) e Martins (2012, 2014), entre outros. Como resultados, foi possível evidenciar que: o museu oceanográfico possui espaços esteticamente planejados, cuja organização, iluminação e exploração de sonoridades afetam o sujeito, provocando-o à experiência. Identificou-se, também, que as escolhas efetuadas pela curadoria foram intencionais para sensibilizar o público e que elas possibilitaram que espaços e objetos fossem propositores de experiências porque ampliam o potencial estético do museu. No entanto, como a experiência é um movimento individual, nem todos podem por ele ser afetados.

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Bibliographies de l'auteur

Adair de Aguiar Neitzel, UNIVALI - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Pos doutorado na Unviersidade Paris VII. Doutora em literatura pela UFSC. Líder do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UNIVALI.

Monica Zewe Uriarte, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação, professora do mestrado e doutorado em Educação na Univali, membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora. Pesquisa sobre Mediação cultural.

Katia Franklin, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do itajaí. Professora da graduação na Univali. Membro do grupo de pesquisa Cultura, Escola e Educação Criadora.

Références

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Publiée

2020-07-31

Comment citer

NEITZEL, Adair de Aguiar; URIARTE, Monica Zewe; FRANKLIN, Katia. O museu de ciências como espaço de provocação dos sentidos. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 53, p. e16792, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n53.16792. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16792. Acesso em: 4 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 53 - Educação, Estética e Sensibilidades