Educação escolar diferenciada, formação de professores indígenas e currículo

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17338

Mots-clés :

Educação Escolar Diferenciada, Formação de professores indígenas, Currículo.

Résumé

O presente artigo, é uma abordagem bibliográfica na qual compreende os processos históricos que permitiram aos índios, o acesso à educação escolar e a formação para o educador índio. Para tal, se objetivou a análise acerca da educação escolar diferenciada, formação de professores e currículo. A educação escolar diferenciada no Brasil, tem sido tema sobre o qual pesquisadores de diversas áreas do conhecimento tem se debruçado, com o intuito de entendê-la, de modo a vislumbrar um modelo pedagógico que atenda as especificidades dos grupos indígenas.  E a formação de professores indígenas, para as possibilidades de se gerenciar uma educação escolar que atenda aos interesses dos povos originários, assim, como uma proposta curricular voltada aos interesses pedagógicos, culturais e políticos, a fim de vitalizar e revitalizar a identidade indígena. Os debates em torno dos referenciais teóricos consultados como Ghedin (2007), Grupioni (2000), Peréz Ruiz (2011), Urquiza (2017) entre outros, possibilitaram conhecer os principais desafios da realidade da educação escolar indígena. Neste sentido, pretende-se provocar uma reflexão sobre a efetivação do ensino intercultural, e como se faz necessário formações continuadas, consolidação e fortalecimento da identidade do povo tradicional para a construção do currículo específico e intercultural.

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Publiée

2020-09-30

Comment citer

MONTEIRO, Alcioni da Silva; MASCARENHAS, Suely Aparecida do Nascimento. Educação escolar diferenciada, formação de professores indígenas e currículo. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 54, p. e17338, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n54.17338. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/17338. Acesso em: 13 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 54 - Decolonialidade e geopolítica do conhecimento