Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n55.18870

Mots-clés :

Educação superior, Avaliação, Aprendizagem, Pandemia, COVID-19

Résumé

Este artigo apresenta um estudo sobre o impacto da pandemia de COVID-19, ocorrida no primeiro semestre de 2020, sobre a avaliação da aprendizagem de estudantes de graduação. Questionamos um conjunto de professores, de diferentes universidades brasileiras, sobre mudanças nas suas práticas de avaliação, introduzidas no contexto do ensino remoto e das adaptações pedagógicas necessárias frente à pandemia. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada por meio de entrevistas realizadas on-line. Os dados obtidos foram submetidos a uma abordagem de análise de conteúdo e interpretação teórica. A pesquisa identificou mudanças nas estratégias didáticas, nos critérios avaliativos e nos significados das práticas de avaliação.

 

 

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Bibliographies de l'auteur

Joe Garcia, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Doutor em Educação pela PUCSP
Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Nicolas Fish Garcia, International School of Curitiba (ISC)

Mestrando em Música (UFPR)
Professor da International School of Curitiba (ISC)

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Publiée

2020-12-16

Comment citer

GARCIA, Joe; GARCIA, Nicolas Fish. Impactos da pandemia de COVID-19 nas práticas de avaliação da aprendizagem na graduação. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 55, p. e18870, 2020. DOI: 10.5585/eccos.n55.18870. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18870. Acesso em: 20 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 55 - Avaliação da Aprendizagem