Educomunicação: as perspectivas di reconhecimento de um novo campo de intervenção social

Autores

  • Ismar de Oliveira Soares USP

DOI:

https://doi.org/10.5585/eccos.v2i2.225

Palavras-chave:

Educomunicação, Teorias da Educação, Políticas de Comunicação, Tecnologia da Informação, Leitura Crítica da Comunicação.

Resumo

O objetivo do presente artigo é o de buscar entender como, nos Estados Unidos, as políticas públicas (especialmente no campo da implantação das novas tecnologias na educação), as opções de investimento (especialmente o envolvimento de empresas de comunicação em alguns projetos educativos) e as práticas pedagógicas (destacadamente os projetos pioneiros voltados a explorar a interatividade das tecnologias digitais) têm levado a inter-relação Comunicação/Tecnologias da Informação/Educação à constituição de uma nova área interdisciplinar de intervenção social profundamente vinculada a projetos de defesa e promoção da cidadania.

Downloads

Biografia do Autor

Ismar de Oliveira Soares, USP

Professor da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Professor visitante da Marquette University, Milwaukee, WI, USA. Vice Presidente do WCME – World Council for Media Education. Coordenador do NCE – Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP.

Downloads

Publicado

04.01.2008

Como Citar

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: as perspectivas di reconhecimento de um novo campo de intervenção social. EccoS – Revista Científica, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 61–80, 2008. DOI: 10.5585/eccos.v2i2.225. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/225. Acesso em: 20 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos & Ensaios
Crossref
2
Scopus
0
Luiz Ricardo dos Santos, Tiago Silvio Dedoné (2021)
Interfaces em educação e comunicação: perspectivas pedagógicas para a escola cívico-militar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 111.
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/perspectivas-pedagogicas
Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo (2009)
Docência em ambientes de aprendizagem online. 45.
10.7476/9788523211844.0004
Visualizações
  • Resumo 505
  • PDF 432