Produção de texto escrito durante a pandemia de COVID-19 em aulas de língua portuguesa em sistema remoto

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DOI :

https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25555

Mots-clés :

ensino remoto, escrita, pandemia, produção de texto

Résumé

Neste estudo cotejamos, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do chamado “Estado da Arte”, gestos analíticos referentes às questões de escritas elaboradas em sala de aula. Assumindo a sua importância nos processos de ensino-aprendizagem, as reflexões serão delineadas a partir da seleção, análise e compreensão de pesquisas acadêmicas que recentemente debruçaram-se sobre a questão. Nosso olhar direciona-se à disciplina de Língua Portuguesa, principalmente no que se relaciona às ações desenvolvidas durante o período pandêmico, ou seja, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Objetivamos, então, compreender de que maneira os professores possibilitaram a manutenção ativa de práticas de escrita em meio ao contexto de distanciamento imposto pela crise sanitária e social da pandemia da Covid-19. Nesse aspecto, consideramos os percalços frente as mudanças didático-pedagógicas decorrentes na transição do ensino presencial para o âmbito digital. Por conseguinte, delineamos uma revisão sistemática, a partir de buscas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Essas buscas foram realizadas por meio dos descritores “escrita”, “aulas de Língua Portuguesa”, “ensino remoto” e “pandemia”. Nossos resultados indicam que, durante a pandemia, os professores utilizaram diferentes metodologias, em busca de minimizar os impactos do contexto sócio-histórico em questão e, assim, abrir margens para a manutenção do contato com o ato de escrever.

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Rafael Signato de Melo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atualmente sou Mestrando em Educação do PPGE na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, possuo pós-graduação em Língua Portuguesa, Redação e Oratória pela Universidade Barão de Mauá (2015). Possuo graduação em Letras - Português / Espanhol e suas respectivas Literaturas pela Fundação Universidade do Tocantins (2011). Sou servidor público estadual concursado e desempenho a função de professor de educação básica e Coordenador do Novo Ensino Médio (NEM) na Escola Estadual Francisco Cândido Xavier e recentemente iniciei como professor de Redação e Literatura na Escola Criativa

Acir Mário Karwoski, Universidade Federal do Paraná

Formação acadêmica: Licenciatura em Letras - Português e Inglês na UNESPAR - União da Vitória. Mestrado em Linguística Aplicada na UNITAU e Doutorado em Letras - Estudos Linguísticos na UFPR. Realizou estágio de pós-doutorado com bolsa CAPES (Processo BEX 015/15-6) no Departamento de Educação da Universidade da California Santa Bárbara (UCSB) sob a supervisão do Professor Charles Bazerman. Cursou especializações lato sensu em literaturas de língua portuguesa na UNICENTRO; língua e literatura portuguesa na UNESPAR e Master Business Administration (MBA) em gestão Universitária no UNISAL/SEMESP. Pró-Reitor de Graduação da UFTM no período de 2010 a 2014. Conselheiro e integrante da Câmara de Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação de Uberaba no período de 2009 a 2015. Desenvolve pesquisas nas áreas de letras e educação numa visão multidisciplinar a respeito de linguagens, educação e novas tecnologias; português como língua de acolhimento (PLAc/PLE), cultura escrita e letramento digital. Professor associado do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa. Atua no curso de graduação em Letras e nos programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Letras e no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGE). Pesquisador do LabELFE - Laboratório de Ensino de Leitura, Fala e Escrita (UFTM). Coordenador do grupo de pesquisa GPELLP - Educação, Linguagens e língua portuguesa, certificado pelo CNPq/UFTM. Coordenador do sub-projeto de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica financiado pela Capes/MEC (2020/2022). Coordenador Institucional do Programa de Residência Pedagógica (PRP) (11/22-04/23). Membro do comitê institucional de extensão universitária e parecerista ad hoc dos programas de extensão (PROEXT) e de pesquisa (PIBIC). Membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (COPPG/UFTM).. Membro do FEPAE - Fórum de Editores de Periódicos da área de Educação da ANPED. Editor-gerente da Revista Triângulo (ISSN 2175-1609). Membro do Grupo de Trabalho Gêneros textuais / discursivos na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Membro titular da cadeira n. 37 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Integrante do BASIS - Avaliador de cursos do INEP/MEC.

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Publiée

2024-12-13

Comment citer

MELO, Rafael Signato de; KARWOSKI, Acir Mário. Produção de texto escrito durante a pandemia de COVID-19 em aulas de língua portuguesa em sistema remoto. EccoS – Revista Científica, [S. l.], n. 71, p. e25555, 2024. DOI: 10.5585/eccos.n71.25555. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/25555. Acesso em: 5 févr. 2025.
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