Produção de texto escrito durante a pandemia de COVID-19 em aulas de língua portuguesa em sistema remoto
DOI :
https://doi.org/10.5585/eccos.n71.25555Mots-clés :
ensino remoto, escrita, pandemia, produção de textoRésumé
Neste estudo cotejamos, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos do chamado “Estado da Arte”, gestos analíticos referentes às questões de escritas elaboradas em sala de aula. Assumindo a sua importância nos processos de ensino-aprendizagem, as reflexões serão delineadas a partir da seleção, análise e compreensão de pesquisas acadêmicas que recentemente debruçaram-se sobre a questão. Nosso olhar direciona-se à disciplina de Língua Portuguesa, principalmente no que se relaciona às ações desenvolvidas durante o período pandêmico, ou seja, no contexto do Ensino Remoto Emergencial. Objetivamos, então, compreender de que maneira os professores possibilitaram a manutenção ativa de práticas de escrita em meio ao contexto de distanciamento imposto pela crise sanitária e social da pandemia da Covid-19. Nesse aspecto, consideramos os percalços frente as mudanças didático-pedagógicas decorrentes na transição do ensino presencial para o âmbito digital. Por conseguinte, delineamos uma revisão sistemática, a partir de buscas na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos da Capes. Essas buscas foram realizadas por meio dos descritores “escrita”, “aulas de Língua Portuguesa”, “ensino remoto” e “pandemia”. Nossos resultados indicam que, durante a pandemia, os professores utilizaram diferentes metodologias, em busca de minimizar os impactos do contexto sócio-histórico em questão e, assim, abrir margens para a manutenção do contato com o ato de escrever.
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